segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PROPOSTAS PARA O PROAÇÃO AMBIENTAL


Caríssimos...
reproduzo abaixo a mensagem enviada à Prof. Célia (do PROAÇÃO AMBIENTAL UEM) pelo acadêmico Victor Cury, em que são apresentadas algumas propostas para a atuação do PROAÇÃO AMBIENTAL em conjunto com o DCE e discentes. Vale a pena conhecer, debater e incluir para o plano de ação de 2011.
abs.
prof. Marino.


eis o texto:

"Olá professora Célia! aqui quem fala é o Victor Cury, graduando de engenharia quimica do terceiro ano, membro da comissão de gestão ambiental do DCE, Conversamos no evento da finalização dos trabalhos anuais do proação ambiental. Primeiramente queria parabenizar a professora e dizer que fiquei  pressionado
positivamente com as condutas e pontos de verificação dos professores e técnicos do proação ambiental em relação a mudança das condutas e politicas ambientais no campus.

Acho que esse tipo de iniciativa encoraja os outros professores, alunos e servidores a terem posturas mais ética com relação a tudo que envolve o espaço publico, o codidiano e até a propria vida... esse é o verdadeiro papel do educador.. por isso obrigado.

primeiramente...
queria dizer que esse ano de 2011 será um ano de luta no movimento estudantil por mudanças significativas nesses quadros sintomaticos da universidade como os revelados no arrastão promovido pelo proação ambiental, do qual levo como exemplo e modelo de iniciativa para calourada 2011. Mas o caso aqui é que dentre os pontos, e um dos talvez mais interessantes que causaria um impacto positivo consideravel é a proposta de redução da geração de residuos e a planta de baixo custo para compostagem orgânica (do R.U. e das cantinas), gostaria então de pedir em nome do dce a professora que apresentasse o modelo que a professora disse que tem para tal, afim de organizar uma forma dos estudantes se mobilizarem para implantar esse projeto na universidade, expandir para os outros campus da uem e apresentar o projeto para outras entidades locais, o restaurante popular escolas e creches de maringá e região.

Além desse ponto, gostaria de saber se a professora conhece algum fim util para bitucas de cigarro... é um tipo de lixo bem comun na universidade, e além de pontos de coleta podemos se possivel pensar em um fim util para esse lixo!! outro ponto que eu gostaria de levantar, é a articulação da coleta e reciclagem de (pelo menos) papel e ai eu entro na questão dos cadernos usados e despensaveis aos aproximadamente 20mil estudantes da universidade. através de se nescessario uma reestruturação, ou remanejamento da pró-residuos, aí eu penso que é valida alguma proposta para a consultoria da empresa junior das engenharias, ou ao grupo pet. em conjunto com o dce e o proação ambiental, na pró-residuos.

Outro ponto, é o projeto de reutilização da água da chuva em alguns blocos estratégicos para irrigação, outro é a trilha ecológica, gostariamos de saber sobre a trilha e talvez pensar em uma possivel participação do dce nesses assuntos, para plantar algumas mudas de arvores nativas notaveis no campus e arvores frutiferas., bem como promover arrastões de limpeza nos focos de maiores problemas, como o córrego mandacaru.

bom professora, espero que tenha conseguido sintetizar e mostrar os reais propositos do dce em relação aos problemas relacionados a gestão ambiental na uem e espero conseguir com ajuda dos colegas envolvidos a fazer essa ponte entre o dce e esse coletivo de professores técnicos e docentes que realmente impressiona, que é o proação ambiental.

sem mais no momento além de um sincero abraço de muito abrigado...

Victor Eduardo Cury Silva
graduando de eng. quimica da uem e membro da camissão ambiental da gestão
2011 DCE-UEM
e-mail : victoreduardo@hotmail.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário