O PROAÇÃO AMBIENTAL UEM faz parte do Programa Integrado de Ação Social da UEM, o PROAÇÃO UEM. A seguir segue texto informação sobre o Programa que se espera seja fortalecido pela participação efetiva de toda a comunidade universitária.
Prof. Marino.
PROAÇÃO UEM
O Programa Integrado de Ação Social da UEM (PROAÇÃO UEM), vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), foi criado oficialmente no dia 28 de novembro de 2009 e institucionalizado pela Portaria 718/2009 - GRE, no processo nº 6263/2009-PRO e tem por finalidade integrar e fomentar as ações sociais voltadas à promoção de intervenção em saúde, cultura, clima organizacional, ações educativas e apoio psicossocial para o desenvolvimento humano da comunidade universitária.
Para cumprir suas finalidades, o PROAÇÃO UEM deverá contribuir para a consecução de um ambiente universitário que reflita na manutenção do estado motivacional, bem como nas interações e construções sociais entre discentes e servidores da UEM, de modo a valorizar as ações coletivas; apoiar e incentivar ações de sensibilização, individual e coletivamente, junto aos discentes e servidores da UEM nas dimensões da saúde, da educação, do trabalho, da política econômico-financeira e ambiental, dentre outros; organizar fóruns de debates para traçar rumos e estabelecer alternativas viáveis para execução das finalidades estabelecidas e; fomentar o intercâmbio e a atuação como agente de integração com outras instituições, públicas ou privadas, que desenvolvam atividades com afinidades ao programa.
De acordo com o seu regulamento, o PROAÇÃO conta com um Conselho Gestor constituído por nove membros e uma coordenação, da qual faz parte professor Julio Cesar Damasceno como coordenador geral e Assistente Social Catarina Teruco Makiyama como coordenadora adjunta. Tanto o conselho quanto a coordenação tem um mandato de dois anos.
Desde a sua criação, o PROAÇÃO tem adotado duas diretrizes de ação: a) atender a demanda da Instituição nas áreas acima mencionadas e; b) promover reflexão política e educativa sobre realidade universitária e acadêmica com a participação dos discentes, dos docentes e agentes universitários.
Para atender e concretizar tais demandas, o PROAÇÃO UEM, seguindo suas diretrizes, assume o seu papel político de articular coletivamente os projetos sociais da instituição, dentre eles:
a) Projeto Formação Integral;
b) Projeto Promoção da Saúde Mental;
c) Projeto Promoção da Saúde;
d) Projeto Ginástica Laboral e Compensatória;
d) Projeto Saúde Bucal;
e) Projeto Os Direitos de Cidadania e o Meio Ambiente;
f) Projeto Cidadania com Responsabilidade Social
g) Comissão de Proteção e Educação Ambiental;
h) Grupo de Ação Interdisciplinar do Ambiente; (GAIA)
i) Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável;
j) Grupo de Agroecologia de Maringá (GAAMA);
k) Projeto Educação Financeira Sustentável;
l) Projeto Pré-Aposentadoria;
m) Projeto Prevenção e Tratamento de Dependente Químico e;
n) Projeto Tabagismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário