quinta-feira, 10 de junho de 2010

DOAÇÃO por Lucas Araujo

Lucas Araujo é o do meio agachado.


DOAÇÃO


Não consigo pensar em outra palavra para definir melhor o sentimento que me inundou ao participar de um evento tão maravilhoso quanto a semana do meio ambiente na universidade, ao lado de pessoas tão maravilhosas quanto as que tive o prazer da companhia.

Aos que não foram, não fingirei que não perderam nada. Perderam sim, perderam muita coisa. Antes dessa semana se iniciar, eu tinha em mente que a palavra de ordem, que resumiria todos os acontecimentos, seria cidadania. Mas hoje, finalmente percebi que a melhor definição de tudo o que ocorreu é doação.

Meus amigos, terça e quarta feira da semana passada, passamos em todas as salas do bloco divulgando a semana do meio ambiente. Segunda feira de manhã, dois acadêmicos do grupo e mais o Professor Marino passaram em todas as salas do bloco convidando os acadêmicos para participarem novamente (lembrando que estava previsto uma mobilização na UEM inteira para esta data, e só foram os dois estudantes de direito). Segunda feira a noite, baixíssima adesão do bloco. Terça feira a noite, eu, mais duas meninas do curso (não integrantes do Projeto de Extensão), a Laura, e mais uns 30 alunos prestigiaram o evento, que foi muito significativo para mim.

Quarta feira de manhã, passamos de sala em sala pedindo para os professores liberarem os alunos, e foi uma medida que deu certo resultado, pois o curso de direito de longe era o que mais estava presente no Arrastão Ecológico.

E agora, superados os fatos e os dados, gostaria de compartilhar o meu sentimento e os meus pensamentos diante disto tudo.

Segunda feira de manhã, estava tão chocado com a ausência de participantes, que mal conseguia esconder a decepção. Fui para a UEM esperando encontrar em torno de 200, 300 pessoas alí na frente, doidas para se engajarem nas atividades, mas o que vi foram 6 professores e coordenadores e a Fabíola do nosso projeto.

Segunda feira a noite não pude comparecer na abertura, e terça a noite lá estive. Novamente, chocado com a falta de mobilização dos alunos. Já pensei comigo mesmo "Pelamor, cadê o pessoal do nosso grupo? Como, por diabos, 25 pessoas que participam quase que semanalmente das reuniões não compareceram até agora nas atividades??" Superado este choque, aproveitei o debate como não fazia há muito tempo.

Uma coordenadora da zeladoria da UEM, contou sobre a luta diária de 120 servidoras, com faixa etária em torno de 40 anos, que passam pelas mais tenebrosas agrúrias para deixar as nossas salas de aula limpinha para o estudo, e não tem nenhum reconhecimento da maior parte dos alunos, somente o seu desrespeito, e nos melhores casos, a indiferença.

O representante da guarda patrimonial da UEM, contou dos 110 seguranças, que divididos em 3 turnos de 35 seguranças cada, batalham dia após dia para garantir a ordem e a segurança dos alunos da UEM, com 30% dos seus rádios comunicadores quebrados, e todas as demais dificuldades que eles enfrentam para tentar manter a Universidade um lugar seguro.

O representante do DCE e a Professora Zeza da Enfermagem, também contribuiram para o debate, exteriorizando os seus pontos de vista sobre a Universidade, e como o planejamento prévio e conjunto das ações na UEM, poderia contribuir para torna-la ainda melhor.

Passar por isso pessoal, renovou-me. Nunca havia ouvido os zeladores, a segurança, os docentes e os acadêmicos, exporem de maneira tão franca e sincera, os seus pontos de vista e as dificuldades que enfrentam na construção de uma UEM melhor. Conhecendo o olhar do outro, ele ganha o seu respeito. Já não é mais um ser sem rosto, diferente de você, mas passa-se a enxergar a humanidade que existe dentro de cada um, e, como estas pessoas estão somente fazendo o seu trabalho, o nosso reconhecimento é o mínimo que podemos oferecer, afinal de contas, também esperamos reconhecimento pelo que fazemos...

Aí, começou a mudança de conceito, cidadania já estava amadurecendo para se tornar doação.

Hoje... Ah, hoje! Hoje foi um SUCESSO! Foi um daqueles dias que eu vou relembrar para sempre com orgulho de ter participado!

Com a dispensa das aulas no bloco de direito, no fundo, eu esperava uma adesão maciça dos alunos nas atividades ambientais. O que eu não contava, era que as poucas pessoas que participaram, fossem ter tanta garra e amor ao que estava fazendo, quanto o que foi demonstrado no trabalho de hoje.

Pessoas que eu jamais acharia que iria ter interesse em participar, lá estavam. Como isso foi supreendente!

Todos os que foram, os bravos participantes que se dispuseram a doar 2 horas do seu dia em prol de uma UEM melhor, trabalharam com afinco, não reclamaram e, muito pelo contrário, sorriam e brincavam enquanto trabalhavam. Sabe o que é isso? É o amor! E não estou fazendo propaganda da chapa do DCE não! É o amor pelo que está fazendo, é encontrar sentido nos pequenos atos, e saber que de pouquinho em pouquinho, estamos construindo um lugar melhor para se viver. Isso pessoal, sem esperar nada em troca de ninguém, é doação!

Pessoal, aproveitem este grandioso evento que está acontecendo na UEM, ainda dá tempo!!! Conto com a presença de todos vocês amanhã a noite, no ultimo ciclo de debates!!!

Abraços à todos!

Lucas Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário