quinta-feira, 25 de março de 2010

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO DOS PROJETOS (PRÓ-AÇÃO AMBIENTAL)

Caríssimos...
Nesta quarta-feria passada (24) tivemos reunião do coletivo dos Projetos vinculos ao Programa PRÓ-AÇÃO (AMBIENTAL) da UEM. Todos estavam representados e a reunião foi muito proveitosa.
Foi reafirmado o compromisso com a diretriz da TRANSVERSALIDADE. Tb foi confirmada a constituição de grupo (s) de aprendizagem (ns) de servidores (inclusive docentes), de acadêmicos e de membros da comunidade externa, que deverão ser incentivados através de edital a ser futuramente publicado. Não se definiu ainda o números de componentes. Há uma proposta para que fique entre 50/60 membros.
Os módulos serão ainda definidos pelos Projetos, com exceção do Projeto Cidadania e o Meio Ambiente que se responsabilizou por dois módulos: Cidadania e Tutela Jurídica do Meio Ambiente. Nesse aspecto importante destacar que os acadêmicos do Projeto já estão mobilizados na preparação do cardápio e formas para o repasse dos conteúdos.
Os demais Projetos irão apresentar suas propostas na próxima reunião, já designada para o dia 9/04 (sexta-feira), possivelmente na sala 13, do bloco C, ao lado do Ney Marques, a partir das 14h.
Nessa reunião, cada Projeto terá 15 minutos para apresentar, de modo resumido, o conteúdo dos seus respectivos módulos. Fiquem atentos e qualquer novidade volto a comunicá-los.
Abs.
Prof. Marino.

terça-feira, 23 de março de 2010

Licenciamento ambiental para construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu é anulado

A Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal em Francisco Beltrão com objetivo de impedir a construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu foi considerada procedente pela Justiça Federal. Em 19 de fevereiro foi proferida a sentença que anulou o licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) à Engevix Engenharia.


De acordo com a Justiça Federal, a competência para o licenciamento ambiental é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e não do Instituto Ambiental do Paraná (IAP, já que o aproveitamento hidrelétrico está em área de influência do Parque Nacional do Iguaçu. O leilão A-5, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também foi anulado. Além disso, ficou proibido o início de qualquer obra que tenha por finalidade a construção de usina hidrelétrica na área de influência do Parque Nacional do Iguaçu.


ACP nº 2008.70.07.001198-0.

Reunião de todos os Projetos do Programa Pró-Ação

Caríssimos...

Como continuidade de nossa última reunião em que esteve presente a Catarina, representante do Projeto Cidadania e Ação Social, ficou ajustado para essa 4a. feira, a paritr das 11h, no Bloco 9, próximo do ginásio de esportes, o primeiro encontro de 2010 para definir e demandar tarefas com vistas às ações de 2010.

Esse encontro será de vital importância e envolve os demais projetos vinculados ao PRÓ-AÇÃO. As atividades em 2010 pretende-se sejam realizadas por todos os projetos numa inédita ação TRANSVERSAL, o que potencializa e destacada a importância da Educação Ambiental na UEM.

Manterei vocês informados, todavia, quem tiver disponibilidade pode comparecer ao encontro.

abs.

Prof. Marino

domingo, 21 de março de 2010

Olá a todos,

Acabo de assistir um excelente documentário, imagino que será interessante para vocês também. Chama-se “The corporation” (abaixo estão os links), ele parte do pressuposto que as grandes corporações são as instituições chave de nossa época, como já foram a família, a igreja, a monarquia e etc., e busca analisar a forma como elas se relacionam com o meio ambiente (sua acepção mais abrangente, natural, do trabalho, econômico e cultural).

O que realmente me chamou atenção nesse filme foi a forma como ele tratou a questão ambiental. Até agora, a maior parte das críticas que vi (principalmente as reportagens na televisão aberta) se restringiram a uma abordagem que esgota a questão ambiental em si mesma; ou seja, apenas expõe os problemas que a humanidade enfrenta: aquecimento global, extinção das espécies, poluição, fome, alienação, desigualdade social e etc.,sem levar em conta o contexto que os produz.

Não é o que acontece aqui. A crítica do filme não se contenta em expor os atuais problemas que nos são postos, ela se aprofunda nos processos sociais objetivos que os originaram e os sustentam.

Afinal, qual é o ponto em questionar apenas os efeitos e não as causas?

Abs.

Lucas Nascimento.

Parte 1: http://video.google.com/videoplay?docid=-7123616269200477373&ei=qE2mS63KIJ6oqAKn843YDw&q=the+corporation+parte+2&hl=pt-BR&view=3#docid=1536249927801582119

Parte 2: http://video.google.com/videoplay?docid=-7123616269200477373&ei=qE2mS63KIJ6oqAKn843YDw&q=the+corporation+parte+2&hl=pt-BR&view=3#



segunda-feira, 15 de março de 2010

Confraternização

Bom, creio que já está quase na hora de retomarmos os trabalhos. Antes disso, estou postando as fotos da nossa confraternização do final do ano passado, só pra não ficar no esquecimento.


Abraço a todos, e bom trabalho neste novo ano letivo!

Weslley F. S. Nogueira