terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ARTIGO

imagem: google



Preservação Ambiental: pense nisso.


por Lucas Araújo, 01/12/2009


Nesta oportunidade, trago à tona o assunto da preservação ambiental, aproveitando a conferência de Copenhague que se aproxima e os possíveis acordos que podem alí serem realizados, bem como as catástrofes que vivemos hoje.


Que o mundo está a beira de um colapso não é novidade para ninguém, e que a grande causa é o desequilíbrio ambiental que vivemos também. Entretanto, a questão pode ser posta da seguinte maneira:

1. O que nós pessoas individuais, amigos e família podemos fazer?


2. O que os Estados, através de pactos, podem fazer para tentarmos melhorar o mundo em que vivemos?

Assim, para o primeiro assunto, sugiro que entrem no site http://www.pegadaecologica.org.br/ e vejam o quanto é duro o nível de consumo que você utiliza hoje para o planeta. E nesta onda, após a compreensão que o consumismo exagerado de hoje é uma forte causa da degradação ambiental que vivemos, surgem as propostas de poupar e consumir conscientemente para buscarmos com atitudes individuais o melhor para nossa amada Terra. Assim, separe o lixo reciclável, agilize no banho, feche a torneira ao escovar os dentes, incentive a reciclagem, e tome outras atitudes ambientalmente corretas.

Em um segundo passo, para inteira-los do que está rolando no mundo, temos a Conferência de Copenhage que ocorrerá no próximo final de semana, e os países felizmente estão lançando previamente suas propostas de redução de emissão de gases carbônicos (responsáveis pelo agravamento do efeito estufa). A título de curiosidade, o Brasil se comprometeu a reduzir de 36,1% a 38,9% até o ano de 2020. (Se quiser ler mais: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1379358-5601,00.html).


E os Estados Unidos, Japão, India e China? Aqui fica para você pesquisar e descobrir o quanto eles se comprometeram a reduzir!

Por fim, se inteire disso, não deixe o mundo estar passando por um processo tão dificil e você estar alienado à isto tudo, seja parte ativa, seja um verdadeiro Cidadão do mundo!


Quem sabe, ao descobrirmos que a vida não se restringe à nossa escola/faculdade, casa da namorada e boates, perceberemos a riqueza que nos circunda e a fortuna que corremos o risco de perder.

Pensem nisso!

Lucas Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário