quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sobre o Projeto

Olá pessoal. Finalmente a primeira postagem com conteúdo do Blog.
Pra começar, vamos contar um pouco sobre o projeto. É uma iniciativa inovadora dos professores de Direito da Universidade Estadual de Maringá (Prof. Marino, Porf. Silvio, Prof. Antonio e Profª Maria Cristina).
Aqui a iniciativa é de juntarmos grupos de alunos acompanhados por professores literalmente (como o nome sugere) para estudarmos o tema Direito Ambiental. O diferencial desse projeto está no fato de:
1° - Não enfatizarmos no meio ambiente como conhecido pela maioria (a natureza, arvorezinhas e animais), mas sem deixá-lo de lado, buscamos nos preocupar também com todo o ambiente cultural, de trabalho, de estudos, ou seja, todo o meio que nos cerca na nossa vida, nosso cotidiano.
2° - Cada grupo é assistido por um professor. Contudo todos terão contato com todos os professores envolvidos no projeto. Não será "UM" professore responssável por "UM" grupo. E sim todos os envolvidos responsáveis por todos!
3° - Talvez o que mais diferencie esse CT de outros tantos mais: aqui, apesar de termos monitores e o professor cuidando de cada tema, o processo dialogal é extremamente importante. Sai daquele preceito de que aula de Direito o professor fala e o aluno ouve. Aqui conversamos, discutimos e aprendemos!
Sabemos que está apenas começando, mas sabemos que certamente esse projeto irá crescer, ganhar asas e alçar vôo pra lugares tão longe quanto podemos imaginar que possa chegar!

Aqui temos algumas fotos da reunião do dia 26/06/09 do grupo coordenado pelo Prof Marino.

3 comentários:

  1. Muito bacana! Tem tudo pra ser um grande trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal... que legal esse nosso blog. Vamos alimentá-lo sempre... queria dizer que o nosso projeto é esforço de cada um e de cada uma de vcs e dos professores Maria Cristina, Angélica, Estela, Sílvio, Antônio e minha tb, Marino.
    Fiquei muito feliz com a reunião do CT (o nome ainda não foi definido, mas espero que seja logo...já tem proposta que fiquei sabendo: Gralha Azul, Araucária, Mata Atlântica...) que foi realizada nesta última sexta-feira em que teve a particição dos acadêmicos e monitores tão somente. Fiquei sabendo que as discussões foram maduras e o propósito do seminário está sendo observado e tudo leva a crer que será bem participativo.
    Parabéns a todos e todas. O blog tá legal mesmo. Valeu.
    Prof. Msc. Marino

    ResponderExcluir