quinta-feira, 19 de maio de 2011

IAP inicia cadastramento de postos de combustíveis

Todos os postos de combustíveis do Estado terão que se cadastrar, até 12 de agosto, no site do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A medida visa a reduzir a poluição causada por vazamentos de combustível. Em Maringá, segundo o IAP, apenas os postos mais novos estão de acordo com as exigências ambientais.

Uma vez cadastrados, os postos terão que investir na instalação de tanques de combustível com chapa dupla e sensores antivazamento, comercializados no País desde 2005.

O chefe da regional do IAP em Maringá, Gilberto Sentinelo, explica que a maioria dos estabelecimentos da cidade não atende a essa exigência.

"A possibilidade de monitorar vazamentos nos dá uma segurança muito grande", justifica. O valor que cada autoposto terá que investir nas adequações pode superar os R$ 100 mil.

Sentinelo explica que, após o período de cadastramento de 90 dias, para cada caso será dado um tempo de adequação. "A partir do 91º dia, firmaremos com os postos um termo de ajustamento de conduta (TAC), no qual vamos estabelecer um prazo de acordo com critérios técnicos das obras que serão necessárias em cada caso", adianta o chefe do IAP.
Punições
Em todo o Estado, os postos que não cumprirem o TAC serão interditados temporariamente ou, em casos mais graves, até lacrados. Empresas que não se cadastrarem no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) dentro do prazo receberão multas a partir de R$ 5 mil.
"Faremos pente-fino nos postos que não se cadastrarem porque se trata de uma atividade de alto risco para o meio ambiente", argumenta. Durante a fase de cadastramento, o IAP suspenderá as fiscalizações cobrando licença ambiental.


Total
80 é o número aproximado  de postos de combustíveis  em Maringá

fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário