terça-feira, 25 de maio de 2010

PROAÇÃO-AMBIENTAL PREPARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA UEM E LANÇA CAMPANHA DE RESPOONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.


O programa PROAÇÃO-AMBIENTAL da UEM, composto pelos Projetos de Extensão Cidadania e Responsabilidade Social e Os Direitos de Cidadania e o Meio Ambiente, além da Comissão de Educação Ambiental, do Pró-Resíduos e de professores em parceria com o DCE e Centros Acadêmicos, preparam vários eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A ideia é exercitar na prática a TRANSVERSALIDADE, que se manifesta no acúmulo de energias dos diversos projetos e das pessoas que se relacionam na UEM para o desenvolvimento de ações coordenadas, participativas e horizontais. Todos se tocam, se comprometem e dividem o ônus e bônus da ação. Outro objetivo é despertar o sentimento de PERTENCIMENTO ao locus UEM. Aquele que se sente incluído e pertencendo a UEM, se torna mais aberto para desenvolver ações concretas que visem a sua sustentabilidade. Afinal, a UEM é um PATRIMÔNIO QUE MERECE CUIDADO.

É justamente com esses objetivos que toda a comunidade está convidada para participar da Semana do Meio Ambiente na UEM, que acontecerá entre os dias 07 e 10 de Junho de 2010, com a temática Responsabilidade Socioambiental.

O ponto principal será o lançamento da CAMPANHA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA UEM, que contará com Ciclo de Debates, Arrastões de Educação Socioambiental e Ecológico, Apresentações Artísticas e a Trilha Ecocultural. A campanha é permanente e se pretende que perdure no tempo como gesto concreto em defesa e melhoria do ambiente e das relações sociais entre todos os membros pertencentes da comunidade universitária. E, ainda, como representado por uma mandala, em que os círculos se sucedem a partir do seu núcleo e se tornam cada vez mais abrangentes, a ideia é que as ações possam ser reproduzidas por quem demonstrar interesse e compromisso com a cidadania socioambiental.

A certeza de que isso poderá acontecer está no COMPROMISSO com a sustentabilidade socioambiental da UEM, que se configura o elo entre os membros da comunidade universitária que têm em comum o mesmo ambiente. É justamente a partir desse compromisso que se poderá obter resultados positivos no processo de transformação do indivíduo e da coletividade em sua relação com o ambiente, na perspectiva de efetivação de um novo ethos, com novas atitudes capazes de promover o cuidado e a generosidade com o ambiente e com todos aqueles que nele se relacionam.

Segue a programação:

07/06/10 - Segunda-feira

• Arrastão Socioambiental para divulgação da programação do evento e ações de educação Socioambiental;

Local: UEM (salas de aulas, entradas da universidade, RU)

Horários: períodos matutino e vespertino (concentração às 08h defronte RU)



• Abertura e Lançamento da Campanha Responsabilidade Socioambiental na UEM;

• Lançamento da ideia da Trilha Ecocultural na UEM;

Local: Auditório do CTC- Bl C67

Horário: 19:30h



08/06/10 - terça-feira

• Ciclo de debates - Tema: Responsabilidade Socioambiental na UEM

Local: Auditório do CTC- Bl C67

Horário: 19:30h



09/06/10 - quarta-feira

• Arrastão Ecológico (coleta do lixo disposto de forma inadequada no campus sede);

Horários: períodos matutino e vespertino (concentração às 08h defronte RU)



10/06/10- quinta-feira

• Ciclo de debates – Tema: Cidadania, Ética e Gestão Ambiental

• Encerramento com exposição dos resultados obtidos através das ações na semana.

Local: Auditório do CTC- Bl C67

Horário: 19:30h



07/06/10 - 10/06/10 – segunda-feira a quinta-feira

• Palco permanente em frente ao RU com apresentações artísticas às 11:30h e 18:30h;

• Púlpito (palavra/tribuna livre).



Participe! Divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário