terça-feira, 1 de setembro de 2009

Realizado com Sucesso o Primeiro Módulo Geral





















Ocorreu no dia 24 de agosto deste o Primeiro Módulo Geral de nosso Projeto. A condução dos trabalhos coube a pedagoga Aline Lemos da Cunha que possui graduação em Pedagogia Magistério das Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e bolsista do CNPq - Brasil, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, etnias negras, estudos feministas e formação de professores.

O módulo foi dedicado à contribuição de Paulo Freire no processo de educação ambiental/pedagogias para pensar comunidades aprendentes.

Inicialmente, criou-se um estado de apreensão em razão de que boa parte dos acadêmicos/as já havia tido contato com a obra de Paulo Freire e, ao que transpareceu, não foi uma experiência boa.

Esse indicativo foi importante pois exigiu da coordenadora do módulo um esforço maior na apresentação dos ensinamentos do maior educador que o Brasil já teve. E, foi muito exitosa nessa empreitada.

Os conceitos de uma educação libertadora que são a base para que os oprimidos sejam sujeitos de sua própria libertação, que as ações sejam "com" e não "para" as pessoas, que o protagonismo dos indivíduos sejam aflorados e que é importante investir no coletivo, foram marcas desse módulo.

Ao final, a importância de Paulo Freire foi resgatada e todos os presentes puderam admirar importante figura brasileira que a partir de suas compreensões tem modificado o processo de educação no Brasil e em vários países do mundo todo.

A coordenação do Projeto informa também que está mantendo contatos com outros profissionais para ajustar o Segundo Módulo Geral. Tanto pode ser aquele relativo aos Documentos Planetário - Carta da Terra e Tratado Internacional de Educação Ambiental, como a Educação Ambiental como Política Pública.

E, ainda, nesta semana teremos a continuidade dos CTs cujos professores Sílvio, Antônio e Marino deverão iniciar a rodada de rodízios.
Por fim, está no forno o primeiro trabalho de pesquisa decorrente do nosso Projeto que será publicado na próxima Revista do DPP. Aguardem.

Então meus amigos/as vamos em frente e perseverantes.
Abraços ecofraternos.
Prof. Msc. Marino




Um comentário:

  1. "boa parte dos acadêmicos/as já havia tido contato com a obra de Paulo Freire e, ao que transpareceu, não foi uma experiência boa."

    Agora foi bom, hein!!

    ResponderExcluir